Muitos conteúdos para conectar você ao Mundo dos Investimentos

Navegar pelos Conteúdos:

Como controlar suas finanças?

Atualizado: há 3 dias

A educação da maioria dos brasileiros não envolve finanças pessoais, e esse é um tema que acaba pesando em algum momento da vida. Normalmente as pessoas decidem tomar atitudes quando estão em uma situação já de endividamento ou quando não sobra nenhum dinheiro ao término do mês. Para estes, é difícil saber por onde começar a ter controle de suas finanças, mas deixarei neste texto os pontos mais importantes para que esta mudança ocorra.



Antes de tudo deve-se fazer um mapeamento, anote todas as suas rendas e os seus gastos mensais. Os gastos esporádicos também devem ser anotados pois podem ser um volume alto de dinheiro que vai embora sem percebermos. Porém, aqui eu deixo uma dica, normalmente a carga de começar a se organizar financeiramente no início é muito pesada e muitos podem achar chato ou até ter medo de encarar a realidade no qual se encontra, então comece anotando somente o essencial e deixando de lado os detalhes. Com o passar do tempo, você verá que a recorrência acaba tornando esta uma atividade simples, que lhe toma pouco tempo, e a partir daí você pode se aprofundar nos gastos ainda não mapeados.


Tenha boas ferramentas


Para fazer este mapeamento utilize uma ferramenta que mais faça sentido para

você, pode ser um caderno, uma planilha ou aplicativo. O importante é conseguir manter o hábito de saber como está seu diagnóstico. Ao estar por dentro da sua situação, você poderá começar a traçar objetivos. Seja pagar dívidas, criar reservas de emergência, fazer uma viagem, fazer doações, comprar uma casa, aposentadoria, etc. É importante ter em mente que dívidas devem ser evitadas ou quitadas de forma primordial para que os outros objetivos possam fazer mais sentido.


Proxímo passo


Com as dívidas quitadas, o próximo objetivo recomendado é montar uma reserva de emergência para que situações inesperadas não bagunce o seu controle. Com a reserva montada seguimos para a parte de investir, uma parte muito importante pois será através de investimentos que podemos alcançar de forma mais rápida os objetivos traçados.


Diferentemente da poupar, este ato nos possibilita alcançar juros mais atrativos em nosso favor e com isso podemos diminuir tempo para a conquista de metas. Entenda que o controle financeiro irá lhe permitir viver melhor e realizar mais sonhos.

Leia conteúdos mais
recentes da C13 Conecta:

@GRUPO C13 2021. Todos os direitos reservados. C13 INVESTIMENTOS

  • YouTube